COMO SER FELIZ NO CASAMENTO
O casamento é um laço que somente pode ser desfeito pela morte. A cerimônia é centrada numa aliança entre duas pessoas que trocam votos e declaram um ao outro se “amar, respeitar e confortar-se até que a morte os separe”. A cerimônia antecipa um compromisso exclusivo para os eventos futuros independentemente do que aconteça. “No melhor ou pior, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza.” Estas duas pessoas se colocam diante de Deus e formam uma aliança que somente a morte poderá anular. Não é difícil imaginar que até os anjos dos céus param de cantar e ficam em silêncio enquanto os votos santos são proclamados, e dois corações e vidas são unidos por um divino encontro. Uma cerimônia tão santa, tão especial, envolvendo o destino de muitos cristãos, só poderia ser feita na presença de cristãos que entendem a santidade da ocasião. Que não sejamos culpados de tratar com descaso este plano divino.
O que se espera dessas pessoas para que o casamento venha cumprir seu propósito de benção segundo os planos de Deus? O que devem ter em seus corações? O que vai sustentar este novo relacionamento? Haverá alguns ajustes ou conflitos? Vamos considerar alguns destes pontos.
Flexibilidade e Compreensão
Todo pastor à frente de uma igreja sabe o quanto isso é verdade. Quando duas vidas se unem, tem de haver necessariamente, por um tempo, uma colisão de duas vidas. Nós todos somos frutos de diferentes origens, famílias, temperamentos e personalidades. Muitos ajustes precisam ser feitos, e cada um deve ter um coração compreensivo e desejar abençoar juntos este relacionamento. Eles começam a entender que há uma grande diferença na maneira de pensar de um homem e de uma mulher. As coisas que para a mulher
são importantes, são insignificantes para o homem e as que para o homem são importantes são insignificantes para a mulher. A descoberta, quando é feita, logo revela que os gostos, preferências e inclinações são muito diferentes daqueles dos maravilhosos dias de namoro! Se ambos fossem bem parecidos, o casamento logo seria entediante. Deus nos fez diferentes para que pudéssemos nos complementar uns aos outros à medida em que amadurecemos.
A melhor maneira de fazer estes ajustes é freqüentemente usar estas 7 palavras “Sinto muito, perdoe-me e eu te amo” Aqui está um verso que reforça isto. “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.” (Tiago 2:19). Ao se descobrir muitas diferenças, os casais às vezes ficam desanimados e concluem que seu casamento foi um terrível erro. Entenda novamente, o casamento requer sacrifícios e ajustes de ambas as partes. É fácil esquecer-se o quão maravilhoso foi e o quanto se estava apaixonado antes do casamento. De novo, o casamento é o plano divino que funde duas vidas em uma, e isto acontece um dia de cada vez, então vocês começarão a amadurecer e elogiar-se mutuamente em tudo que fizerem. Como alguém já disse: “Você jamais conhecerá alguém a não ser que conviva com ele(a), e começar a se conhecer é a alegria da vida conjugal”.
Deixe-me ilustrar como isto funciona. Você já observou dois rios que se fundem tornando-se apenas um? Um pode ser um riacho lamacento e outro de águas claras. No ponto onde eles se encontram há um claro divisor de águas. A água barrenta se destaca mais que as águas limpas. Ao seguir o rio, você ficará surpreso que depois de alguns quilômetros todos os sinais distintivos de ambos desapareceram. Os rios já se fundiram completamente. Assim são duas vidas que se fundem no casamento.União e perfeita fusão nunca acontecerão pela força. Ela chega em silêncio e gradualmente- mas chega- e suas vidas juntas serão melhor, mais nobres e mais fortes quando já não houver nenhuma diferença a ser vencida. Cada um terá vencido uma batalha moral com sua própria alma e uma vida em comunhão com Jesus Cristo trará calma e águas tranqüilas para um relacionamento maravilhoso.
Às vezes no meio de sua frustração e egoísmo, o diabo tentará destruir o relacionamento. Uma palavra que um casal cristão deveria concordar em nunca discutir é “divórcio.” Isto nunca é a resposta. É uma mentira diabólica fazendo as pessoas acharem que todos os seus problemas serão resolvidos. Se você buscou a vontade de Deus e Ele os colocou juntos, com Sua Graça e orientação e sua perseverança,
você pode fazê-lo funcionar. Quando você olhar para trás daqui a alguns anos você entenderá os laços do amor verdadeiro no casamento e se alegrará no maravilhoso relacionamento que terá. Tudo que se precisa é de um pouco mais de paciência. Se ambos forem pacientes e solícitos um para com o outro, os ajustes ocorrerão muito rapidamente, e você descobrirá que o casamento, quando se está no centro da vontade de Deus, é o mais maravilhoso relacionamento da terra.